Escolinha de Esportes

A Escolinha de Esportes do Colégio Vera Cruz, tem por finalidade  incentivar,  integrar e educar os alunos, através da prática esportiva educacional de qualidade, que atuará como meio de contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras, sociabilização e manutenção da saúde, desenvolvimento da autoestima, a auto-superação, o autoconhecimento, imprescindíveis para o desenvolvimento integral do indivíduo.

Além do acompanhamento permanente do instrutor especializado no esporte específico, irão ter acesso a materiais esportivos adequados e, ainda avaliações constantes, o que dará oportunidade de observarmos aqueles alunos com talento especial para cada modalidadde, inclusive com vistas na formação de futuras equipes de base,  que poderão representar o Colégio nos eventos desportivos do Estado.

A liberdade do aluno em relação a escolha de sua modalidade esportiva será uma prática da Escolinha de Esportes, optando no máximo, pela participação em duas modalidades de acordo com seu interesse e habilidade.

OBJETIVOS:

1. Demonstrar a potencialidade do esporte em trabalhar noções de disciplina, respeito, dedicação, persistência e a aceitação social;
  2. Apresentar a importância das práticas esportivas para o desenvolvimento do trabalho em grupo, estilo de vida saudável, convivência com as diferenças interpessoais e inclusão;
  3. Expor a relevância do esporte como estimulador para ampliação das perspectivas de vida individuais e coletivas por meio de metas e objetivos;
  4. Explorar as vivências de derrotas e vitórias na prática do esporte.

MODALIDADES ESPORTIVAS:

• Ballet
  • Basquetebol
  • Futsal
  • Ginástica Artística
  • Judô
  • Natação
  • Voleibol

OPERACIONALIZAÇÃO DAS ESCOLINHAS DE ESPORTES

Além do espaço físico e materiais, a escolinha também organiza suas atividades conforme a idade dos alunos:

– exigir assinatura dos pais nos avisos e documentos exigidos pelo Colégio;|
– exame médico para atestar aptidão física do aluno para a prática dos esportes;
– exame dermatológico para os  alunos que irão fazer aulas de natação;
– ter funcionários no Colégio que conheçam as normas de segurança dos primeiros socorros.

Ações e eventos

– Organizar partidas com outras escolinhas e convidar pais e a comunidade para prestigiarem as crianças e o trabalho que está sendo realizado.

– Comemorar sempre todas as datas como dia das crianças, aniversários e outros,  lembrar que a Escolinha também é um projeto social que deve incentivar o convívio saudável e a integração das famílias no projeto.

– Continuar trabalhando e incentivando pais e crianças e comemorando todo o bom desempenho da equipe de jogadores. Isso ajuda a garantir o  sucesso do nosso trabalho.

Pessoal

O pessoal para trabalhar em uma escolinha de esportes infantil  deve ter habilidades com crianças, bom ânimo, extroversão, paciência, domínio de turmas e outros requisitos necessários para lidar com crianças.

Parte Pedagógica

– Reunião mensal dos professores das Escolinha de Esportes, para avaliação dos alunos, traçar novas metas e avaliar o desempenho dos alunos nas modalidades distintas;

Reunião no início do semestre, dos professores do Colégio com os da Escolinha de Esportes, para tomar conhecimento sobre os alunos portadores de algumas dificuldades a exemplo:  das motoras, de comportamento, hiperatividade, autismo, entre outras, para serem observados durante as aulas de esportes e  acompanhados de modo especial , respeitando o  rítmo de cada aluno;

– Sistematização do trabalho dos professores do Colégio, com os professores das Escolinha de Esportes;|
– Reunião bi-mensal, com os pais dos alunos, para discutir o desenvolvimento dos alunos e outros assuntos pertinentes.