A Entidade

A escola precisa ter uma unidade de pensamento que marcará os pontos fundamentais de sua filosofia. Sendo assim, o marco referencial do Colégio Vera Cruz Recife é ser uma instituição de qualidade e eficácia, gerida com competência, agilidade, criatividade e entusiasmo, de forma participativa, priorizando a sua Missão Educacional. A Missão Educacional nada mais é do que a crença na vida, a crença na capacidade do homem de compreender a realidade e nela atuar, tornando-se melhor e melhorando a qualidade de vida de toda a sociedade. É, pois, nossa responsabilidade como instituição educacional entender o passado, viver o presente e vislumbrar o futuro, com coragem e lucidez, os valores que fundamentam a vida, criando condições para que as pessoas se desenvolvam integralmente. Para isso, o Colégio Vera Cruz Recife dispõe de um corpo docente qualificado e capacitado para preparar o jovem para “Ser” mais humano, estabelecendo limites, respeito, fidelidade e compromisso consigo, com a família e com a sociedade, sabendo colocar-se no lugar do outro e ter atitudes favoráveis a um bom ambiente escolar e social. É preciso compreender que, hoje, a responsabilidade social está na essência de uma educação de qualidade. Diante desse contexto, nossa escola deseja manter nossos alunos, professores, coordenadores, funcionários e família jogando no mesmo time, dando preferência ao jogo de equipe entrosada o mais possível. Todos torcendo pela mesma camisa, todos confiantes entre si: alunos, famílias, professores, coordenadores e direção. Uns confiando nos outros e, assim, caminhando para o sucesso. E é nosso compromisso compartilhar dessa confiança. Agradecemos aos professores, alunos, coordenadores, familiares, funcionários e direção por juntos jogarmos no mesmo time. E pelo sucesso que alcançamos nos últimos anos e caminhamos com entusiasmo para novos desafios.

História

O Colégio Vera Cruz Recife foi fundado em 1931 pelas irmãs Elizabeth, Alba e Estela Maranhão, integrantes de uma das mais tradicionais famílias pernambucanas. Engajadas no sonho de proporcionar uma formação religiosa, ética e moral para as crianças da época, as irmãs Maranhão, como eram conhecidas, escolheram uma casa da Rua das Pernambucanas, no bairro das Graças, para inaugurar os cursos de maternal, primário e balet do Colégio Vera Cruz.

Em 1937 a instituição recebe a autorização do MEC para expandir até o curso ginasial, e logo após para o colegial, tornando-se uma instituição de ensino completo. Devido ao seu rápido progresso, o colégio foi transferido para uma mansão no Parque Amorim, onde passou a contar com instalações maiores e mais confortáveis.

A partir daí o Vera Cruz desenvolveu-se segundo o modelo educacional impresso pelos dirigentes, até que, em 1947, sua propriedade e direção foram transferidas para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, após a trágica morte de duas das irmãs Maranhão em um acidente de avião.

Fundada no Brasil em 1910 por Dom Amando Bahlmann, a congregação nasceu com o objetivo de atender às necessidades da população do Baixo Amazonas. Devido ao espírito missionário dos fundadores e do heroísmo das primeiras Irmãs, a congregação desde cedo iniciou o seu processo de expansão, espalhando-se para outros países, estando representada atualmente em vários continentes.

A partir de então como integrante da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, o Colégio Vera Cruz Recife deu continuidade ao seu projeto de educação dentro dos princípios da fé cristã, visando a formação de cidadãos responsáveis, críticos e aptos para enfrentar os desafios do convívio social.

Hoje, com mais de 80 anos de fundação, o Colégio Vera Cruz é reconhecido como uma das maiores e mais tradicionais instituições de ensino de Pernambuco, aliando uma metodologia compatível com as necessidades do mundo globalizado aos valores religiosos, éticos e morais mantidos há oito décadas.

Educação em todas as formas