Ensino Fundamental

O ensino fundamental é a etapa mais prolongada da Educação básica e se divide em Anos Iniciais e Finais, do 1º ao 9º ano. Ao longo dos nove anos de escolarização propostos para esta etapa de ensino, os estudantes são provocados a se desenvolver de forma integral aliando as competências, cognitivas, sócio-emocionais e motoras.

Para isso, o Colégio Vera Cruz investe em um currículo diversificado já integrado à carga horária regular de atividades. As famílias não terão custo extra para inserir o estudante em atividades significativas para sua formação.

No Colégio Vera Cruz, dividimos a etapa do Ensino Fundamental de forma a já realizar uma integração das séries finais aos ciclos e etapa seguintes. Essa é uma estratégia que favorece o processo de transição e adaptação dos estudantes aos novos desafios propostos.

Deste modo, os ciclos de aprendizagem são distribuídos
:

Anos Iniciais: 1º ao 4º ano
Anos Finais: 5º ao 8º ano ( 9° ano Pré-médio )

O nosso currículo diversificado provoca o estudante do Colégio Vera Cruz a desenvolver as dez competências gerais presentes na Base Nacional Curricular Comum.

1. Conhecimento – É a base da escolarização, é a forma como o estudante transforma os conteúdos e informações adquiridas em saberes, a maneira como ele dialoga e aplica o que lhe foi oferecido.
  2. Pensamento científico, crítico e criativo – O conhecimento científico, a crítica às informações duvidosas e o pensamento criativo para resolução dos problemas sociais são os pilares para o desenvolvimento dos nossos estudantes.
  3. Repertório cultural – Conhecer e fruir com as diferentes experiências sócio estéticas permitem aos estudantes serem tolerantes e flexíveis às diferenças socioculturais.
  4. Comunicação – Comunicar é o verbo para a vida. Mas é necessário o exercício dessa prática. Os estudantes do Colégio Vera Cruz são provocados a se comunicar utilizando as diferentes formas de linguagem oral, escrita, digital, corporal em contextos científicos e sociais.
  5. Cultura digital – Fazer uso da tecnologia não parece ser um desafio para as novas gerações. Mas, para além do uso das redes sociais, o Colégio Vera Cruz estimula o desenvolvimento da cultura digital para a aprendizagem, com uso de plataformas do Google for Education. Além de em 2021 integrar projetos de ensino híbrido ao seu currículo regular, transformando o legado da pandemia em aprendizagem significativa para os estudantes.
  6. Trabalho e projeto de vida – Se relacionar com o mundo do trabalho e construir seu plano de vida e de futuro.
  7. Argumentação – Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam o outro e o trabalho coletivo.
  8. Autoconhecimento e autocuidado – Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
  9. Empatia e cooperação – Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais são pilares do Colégio Vera Cruz.
  10. Responsabilidade e cidadania – Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis, solidários e fraternos.

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS (F.I)

O Ensino Fundamental Anos Iniciais (F.I.) é marcado pelo processo de transição da Educação Infantil para o ciclo alfabetizador que se inicia no 1º ano. A alfabetização e o Letramento são um marco no início desta etapa da escolarização, pois permitem ao aluno ingressar no universo letrado que compõe um aspecto fundamental da nossa vida em sociedade. Mas esse desenvolvimento não se esgota no letramento, tampouco na alfabetização. Esses são apenas os pontos de partida da busca por favorecer as múltiplas inteligências dos estudantes e o seu desenvolvimento integral.

Diferencial Curricular

• Ensino Bilíngue com aplicação sem custo do teste de proficiência TOEFL ou Cambridge no 5º ano;
  • Eureka – Plataforma gameficada de atividades (4º ano);
  • Robótica Educacional;
  • Xadrez;
  • Práticas de produção textual;
  • Projeto de Educação Sócioemocional (1º ao 5º ano).

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS (F.F.)

É no Ensino Fundamental Anos Finais que se amplia a complexidade dos conteúdos e conhecimentos desenvolvidos. Em nossa proposta pedagógica, vivenciamos projetos interdisciplinares que trazem abordagens baseadas em nosso cotidiano e na resolução de problemas para a construção de uma Educação integral. Nos Anos Finais, o estudante desenvolve a capacidade de autogestão, relacionada ao pilar Aprender a aprender. Para isso, o aluno é estimulado a desenvolver uma rotina contínua de estudos. As avaliações acontecem semanalmente e reforçam este caráter em que o estudante é corresponsável por sua aprendizagem.

Diferencial Curricular

• Ensino Bilíngue com 5h semanais para 5º ano com aplicação sem custo do teste de proficiência TOEFL ou Cambridge;
  • Projeto de Educação Socioemocional (5º ano);
  • Preparação opcional para o sacramento da Primeira Eucaristia (5º ano);
  • Eureka – Plataforma gameficada de atividades;
  • Provinha SAS (5º ano) ;
  • Raciocínio Lógico e Educação Financeira (6º ao 9º ano);
  • Práticas de produção textual;
  • Pedagogia de Projetos;
  • Projetos de ensino híbrido (6º ao 8º ano);
  • Plataforma Google for Education;
  • Plataforma adaptativa integrada ao material didático;
  • Livros digitais;
  • Vídeo aulas (6º ao 8º ano);