Mostra Plural 2017

O Vera Cruz tem o prazer de convidar a comunidade escolar e as famílias para prestigiarem a Mostra Plural, uma semana em que os temas inovação, artes visuais, cinema e empreendedorismo serão tratados através de atividades multi disciplinares.

Data: de 25 a 28/09
Horário: à partir das 10h
Local: Colégio Vera Cruz

Atividades abertas ao público á partir das 10h

25/09

9h – Cine-debate: Expedição Capibaribe (Documentário).

Roda de debate com Priscila Krause (Deputada Estadual e Ex-aluna do CVC).

Para 4º e 5º anos – Sl. De Cinema.

26/09

Legoday: III Mostra de Robótica do Vera Cruz. (Fund. I e II – Sls. De aula)

11h40 – Torneio de Just dance com Saga: Escola de Arte, Design Digital e Games.

27/09

Festival do Minuto: Exibição de curtas-metragem sobre artesãos, designers, obras de arte e produções pernambucanas.

Festival do Popular – Exposição e apresentação cultural 1º e 2º anos Ens. Fund. I

28/09

Feira do Empreendedor: Comercialização de produtos produzidos pelas turmas de 6º e 7º anos, inspirados em brinquedos e brincadeiras populares e nas obras do artista Jota Borges.

Festival do Popular – Exposição e apresentação cultural 3º, 4º e 5º anos Ens. Fund. I

Minuta de cada projeto

Legoday:

É a tradicional Mostra de Robótica, do Colégio Vera Cruz, que em sua terceira edição busca apresentar as produções tecnológicas criadas pelos estudantes para solucionar questões relacionadas à Sustentabilidade, Educação Matemática, Ciência e Tecnologia.

Festival do Minuto:

Os estudantes foram estimulados a perceber como através da criação e produção cultural, diversos artistas e designs atuam no cenário local para transformar a sua habilidade criativa natural em ativo econômico e recurso para o desenvolvimento de negócios duradouros. Sem deixar de estimular modelos inovadores que desenvolvem a economia criativa brasileira a partir da integração entre Tradição e Inovação. Assim, os estudantes das turmas de 8º e 9º ano produziram material audiovisual, no formato de curta metragem, com o objetivo de apresentar ao público que novas profissões e práticas se apresentam à sociedade dentro de uma realidade cada vez mais mediada pela tecnologia e inovação digital.

Festival do Popular:

A luz do tema: “Sustentabilidade e Protagonismo Social” foi criando um projeto pedagógico que buscou integrar os estudantes das turmas do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) a uma situação de aprendizagem baseada na pesquisa, na reflexão crítica e na construção de produções que fizessem uma releitura de artistas e manifestações icônicas da cultura local, em busca de perceber os elementos da economia criativa, da sustentabilidade e da cultura como experiências de interação social. Assim, cada turma apresentará uma atração cultural e uma exposição artística com as produções inspiradas nas leituras de mundo dessas práticas culturais.

Feira do Empreendedor:

Em sua II edição a Feira do Empreendedor, do Colégio Vera Cruz, tem como tema a Economia criativa que é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico (Sebrae).

Nesse projeto os estudantes dos 6º e 7º anos construíram pesquisas a respeito dos brinquedos e brincadeiras populares e sobre o artista agrestino, Jota Borgues. Ambas as turmas foram desafiadas a compreender que a indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos, produz receitas ao mesmo tempo em que promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.

Nesse sentido, a Feira do Empreendedor busca apresentar esses ciclos de criação e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários. O projeto busca assim, integrar conteúdos de educação financeira, artes e matemática.

Na ocasião, serão realizadas as apresentações das pesquisas e comercializados os produtos frutos da inspiração dos estudantes, num exercício de releitura dos artesãos e artistas pesquisados.